sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

O mundo não acabou... E agora??? (Parte 1)

O ano de 2012 foi mais um daqueles anos marcados por expectativas de fim do mundo. Muito se falava de profecias maias, do alinhamento dos astros, e muitas outras fábulas que a mídia ajudou a divulgar e, assim, atrair e convencer o público incauto. A ciência, um nome utilizado hoje em dia para "explicar" todo tipo de coisa, também foi utilizada para apoiar tais histórias e persuadir os que se dizem céticos. Assim como em "fins do mundo" anteriores, pessoas estocaram comida, correram para lugares altos e se esconderam, com medo do mal que poderia cair sobre elas. Outras, adeptas de filosofias ocultistas, aderiram a mantras e rituais para esperarem pelo início de uma "nova era".

Assim é o homem, extremamente influenciável por histórias sem fundamento, principalmente quando se trata de profecias e astrologia. O anseio do homem por conhecer o futuro é enorme. Boa parte disso, tomando as palavras de uma carta escrita a um grupo de judeus a quase 2000 anos, deve-se ao fato de que ao homem sem Deus resta "uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo" (Hb 10.27). Junte a isso a terrível insegurança sobre o que acontece após a morte, e o homem logo se percebe em terrível perdição. Em outras cartas, escritas pelo apóstolo Paulo no século I d.C., é predito exatamente o que vemos atualmente:

"Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;
Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência;
Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas, e exercita-te a ti mesmo em piedade;"

"Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; ... E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas."
1 Timóteo 4:1-2,7 2 Timóteo 4:3,4

O leitor pode estar achando muita presunção chamar as profecias maias e a astrologia de fábulas enquanto cita passagens de um livro cheio de profecias e acontecimentos sobrenaturais. Antes de qualquer coisa, devemos nos perguntar: quando podemos dizer que um profeta é confiável? Ora, um profeta é confiável quando suas revelações sobre o futuro se cumprem de fato. A Bíblia, a Palavra de Deus, está repleta de narrativas históricas sobre acontecimentos que foram previstos centenas de anos antes por diferentes profetas israelitas. Dentre elas, as mais interessantes falam do Messias prometido a Israel. A probabilidade de uma mesma pessoa se encaixar em apenas 8 das mais de 300 profecias do Antigo Testamento que falavam do Messias é de uma em cem quatrilhões. E quais seriam as chances de alguém cumprir 48 dessas profecias? Pense no número dez seguido de 157 zeros. E Jesus não se encaixa em apenas 48 profecias, mas em mais de trezentas! [1]

A Bíblia, além de ser a Palavra de Deus, é um acervo confiável de documentos históricos escritos por testemunhas oculares durante a vida de outras testemunhas oculares, que nos relatam eventos sobrenaturais que aconteceram em cumprimento a profecias específicas e declaram que a origem dos seus escritos é divina, e não humana. Apesar de ser uma coleção de livros escritos por diferentes homens, muitos dos quais nem mesmo se conheciam, em diferentes épocas da antiguidade, todo esse conjunto tem Um tema principal. A Bíblia toda testifica de Jesus Cristo, o Messias prometido a Israel, que salvaria a humanidade do pecado e da morte. Centenas de anos antes de Cristo, vários profetas de Israel, como Isaías, Daniel, Miquéias, e até mesmo Moisés e o rei Davi, profetizaram a vinda do Filho de Deus, que deveria padecer no lugar dos pecadores (Is 53, Dn 9, Sl 22, Mq 5.2, Gn 3.15;49.10, etc.). E, segundo relatos do século I d.C. (tais relatos, contidos na Bíblia), isto de fato aconteceu: "Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, e foi sepultado, e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras." (1 Co 15:3-4).

Apesar de Jesus ter cumprido muitas das profecias que lhe diziam respeito, nem todas ainda foram cumpridas. O fato de tantas profecias bíblicas terem sido cumpridas literalmente nos leva a inferir que as que ainda não se cumpriram serão cumpridas, também literalmente, futuramente. Uma das profecias mais intrigantes falam do retorno de Cristo, que está vivo, e o consequente desaparecimento das pessoas que creem nEle. No próximo texto, vamos conhecer melhor este cenário. Enquanto isso, se você não aguenta a curiosidade, dê uma olhada nos seguintes links: [3, 4, 5, 6, 7].

"Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas; mas nós mesmos vimos a sua majestade.
Porquanto ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando da magnífica glória lhe foi dirigida a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me tenho comprazido.
E ouvimos esta voz dirigida do céu, estando nós com ele no monte santo;
E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações. "
2 Pedro 1:16-19

Helio H. Monte-Alto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares