quarta-feira, 29 de maio de 2013

Um Ataque Furtivo de Um Inimigo Oculto

Quando eu estava na escola secundária, meu tio me convidou, junto com alguns de meus amigos, para ir jantar em sua casa. Para sobremesa, entre outras coisas, havia uma bandeja de figos. Huumm! Figos, tâmaras e uvas passas são minhas frutas secas favoritas. Originalmente elas vêm de países como Israel, Egito, Líbano, Síria, entre outros.

Enquanto comíamos os figos, um dos garotos disse a meu tio: "Estivemos estudando sobre bactérias na escola. Estes figos são doces e pegajosos. Será que poderíamos enxergar alguma bactéria neles se olhássemos com seu microscópio?"

Ora, eu sabia que queijo embolorado, comida azeda e água parada tinham bactérias, mas estava certo de que figos secos não deviam ter nenhuma.

Meu tio disse: "Vamos descobrir". Ele trouxe seu microscópio e o ajustou sobre a mesa. Então, com uma lâmina de barbear, cortou uma fina fatia do lado de fora de um figo. Todos observávamos de perto enquanto ele colocava com cuidado a fatia em uma lâmina de vidro e a escorregava no lugar sob a poderosa lente. Após olhar pelo microscópio por um minuto ou dois, ele disse: "Venham e vejam vocês mesmos."

Quando foi a minha vez de olhar, vi duas ou três coisas que estavam se movendo. "Ugh! Quem imaginava que havia bichos nestes figos", comentei com nojo. Eles pareciam bichos para mim, mas meu tio disse que eram bactérias.

Bactérias são pequeninas formas de vida. Algumas são tão pequenas que 50.000 alinhadas em uma fila mediriam menos de três centímetros. Mesmo assim, elas são muito importantes, e sem elas a vida como a conhecemos não existiria. Elas estão presentes na água e no ar, e uma colher de terra do jardim contém bilhões delas. Elas estão até nos figos ou no hamburger que você come.

Mas para que servem? Uma de suas principais funções é quebrar outras substâncias. As bactérias tiram substâncias químicas desses materiais e as transformam em uma forma que possa ser usada por outros organismos vivos. Por exemplo, os jardineiros costumam fazer "montes de composto" com restos de grama, folhas e lixo de cozinha, ervas daninhas e outros materiais vegetais, às vezes adicionando terra e esterco.

As bactérias atacam esses materiais, e o processo de quebrá-los gera calor. Diferentes tipos de bactérias trabalham nesse material continuamente e, ajudadas pelo calor, transforma a maior parte dele em um humus rico e macio. Quando colocado nas hortas, esse humus ajuda a melhorar a produção.

Outros tipos de bactérias convertem o material em amônia que é assimilada pelas raízes das plantas. Algumas bactérias transformam os materiais em dióxido de carbono, que é disperso no ar para ser usado pelas plantas e árvores. Ainda outras bactérias são usadas para fazer manteiga, queijo, vinagre, iogurte e muitos outros produtos alimentícios.

Você tem muitos bilhões de bactérias dentro de seu corpo. A maior parte das bactérias do corpo são benéficas e necessárias para manter a vida -- uma de suas mais importantes funções está na digestão do alimento. Sem elas boa parte da comida que você come não seria aproveitada por seu corpo.

Mas algumas das bactérias do corpo são nocivas, causando doenças e enfermidades. Algumas bactérias nocivas vivem em seus dentes e outras em sua pele quando não são devidamente limpos. As cáries em seus dentes são causadas por bactérias, e quando você se corta, aquelas que estão em sua pele podem causar infecção ou envenenamento do sangue. E podem matá-lo.

Após o ataque terrorista ao World Trade Center em Nova Iorque, as autoridades esperavam que os terroristas poderiam usar bactérias nocivas como sua próxima arma. Já não era mais uma questão se um grande ataque bioterrorista iria acontecer, mas quando.

Uma bomba nuclear é muito difícil de se produzir, mas armas biológicas não são tão difíceis de se fabricar, principalmente se o terrorista não se importar de poder morrer por estar manuseando bactérias perigosas. O bioterrorismo é peculiar não apenas por sua forma de matar, mas também pela escala de destruição em potencial. Muito mais gente pode ser morta por minúsculos esporos de antraz do que com um carro bomba típico.

Em 1993 o US Office of Technology Assessment (OTA) publicou um relatório sobre armas de destruição em massa, e o antraz é uma delas. Antraz é uma doença de bois e ovelhas causada pela Bacillus Anthracis, e pode também matar seres humanos. A forma pneumônica mata mais de 90 por cento de suas vítimas, se não forem tratadas.

Apenas cem quilos de esporos de antraz poderiam matar a população de toda uma cidade em um único ataque. O governo, o exército ou os procedimentos normais não pode fazer muito para evitar isto. Trata-se de um inimigo oculto que não usa exércitos, bombas ou armas convencionais.

Um avião pequeno voando sobre uma grande cidade, levando esporos de antraz e equipado com um pulverizador agrícola, poderia soltar uma dose fatal que mataria milhões. Esporos de antraz deixados nos túneis de um sistema de trens subterrâneos, onde o vento criado pelos trens em movimento poderia secá-los e soprá-los para todos os lados, poderia também matar milhares.

Embora o governo dos EUA tenham planos adequados de tratar com inundações, terremotos, ou um carro bomba, não existe uma infraestrutura de atendimento de saúde pública para tratar das conseqüências médicas do bioterrorismo.

Os esporos de antraz se multiplicam, e então se espalham pelos tecidos, liberando toxinas no processo. Os primeiros sintomas do antraz se assemelham aos da gripe: dores de cabeça, febres, músculos doloridos e tosse. A infecção causada por inalação do antraz pode começar como um resfriado comum antes que apareçam sintomas agudos como graves problemas respiratórios e choque.

A infecção causada pelo consumo de alimento contaminado é caracterizada por inflamação do aparelho intestinal, levando a vômitos de sangue e diarréia crônica. Os antibióticos podem curar os pacientes nos primeiros estágios da doença. Sem antibióticos, a morte causada por hemorragia, insuficiência respiratória ou choque por toxinas acontece em poucos dias.

Não é fácil viver sabendo que existem inimigos escondidos ao seu redor. Terroristas são pessoas como outras quaisquer morando na vizinhança. Você nunca sabe quem eles são ou o que irão fazer. Eles podem até parecer simpáticos respeitáveis.

Mas existe um inimigo que é mais perigoso que Osama bin Laden ou qualquer outro terrorista. Estou falando de Satanás, que nos causa grandes danos. A Bíblia nos diz que ele "anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar." (1 Pedro 5:8). Por ser um inimigo espiritual, você precisa contar com um aconselhamento espiritual para saber onde ele está e como ele age.

Além desse inimigo que está do lado de fora, existe um inimigo que está dentro. Antraz é invisível sem um bom microscópio. Assim é este outro inimigo. Pior que um terrorista e ainda mais perigoso que o antraz. Estou falando do pecado. E não podemos ver como ele age, sem um tipo diferente de microscópio, um microscópio espiritual.

"Então, o que foi que o microscópio fez?", perguntou meu tio. Todos nós sabíamos que ele não havia feito nada além de abrir nossos olhos para que pudéssemos ver a verdadeira condição dos figos.

"Ei! É melhor saber a verdade do que ser enganado", disse ele. "Mas pela expressão de seus rostos, acho que vocês preferiam não conhecer a verdade para continuar saboreando os figos!"

Nunca vou me esquecer daquela noite com meu tio, e às vezes penso na Bíblia como um tipo de microscópio para nós, pois ela nos mostra a verdade sobre todas as coisas. Ela expõe a verdadeira condição de nossos corações e a verdadeira condição do mundo em que vivemos. Um mundo onde a morte sempre nos cerca.

Uma das coisas que a Bíblia diz a nosso respeito é que por natureza nosso coração é "enganoso..., mais do que todas as coisas, e perverso." (Jeremias 17:9). E a questão é que isto é verdadeiro para o coração do terrorista, e é verdadeiro também para o seu coração e o meu!

Depois ela nos mostra o outro lado da verdade. "O sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado." (1 João 1:7).

Se você crê em ambos os aspectos da verdade que Deus nos falou nestes versículos e sinceramente recebe isto em seu coração, você será purificado de todos os seus pecados. Isto torna você pronto para estar na presença de Deus no céu, pela fé no Senhor Jesus Cristo, e no Seu sangue precioso derramado na cruz.

Você já permitiu que o microscópio de Deus expusesse o que verdadeiramente existe em seu coração? "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?" Jeremias 17:9-10

sábado, 25 de maio de 2013

Prioridade

Em 1924 Bill Havens foi escolhido para representar os Estados Unidos aquele ano nos Jogos Olímpicos de Verão em Paris, França. Ele iria participar de um evento de canoagem, e Havens era bom nisso; na verdade todos esperavam que ele trouxesse para casa a medalha de ouro. 

Uma Decisão a Tomar 

Todavia, alguns meses antes das Olimpíadas, Havens soube que sua esposa iria dar à luz a qualquer momento durante os Jogos. Ele tinha uma decisão a tomar: a oportunidade de toda uma vida ou... a oportunidade de toda uma vida. É num momento que as decisões solenes são tomadas. Ele não tinha muito tempo para decidir. Ele tomou sua decisão. Ficou em casa com sua esposa. A equipe partiu para Paris sem ele. No dia primeiro de Agosto de 1924, seu filho Frank nasceu - quatro dias após os Jogos. 

Um Telegrama 

Vários anos se passaram, durante os quais Bill Havens provavelmente escutou os resultados da canoagem de cada Olimpíada e ficou pensando se tomou a decisão certa. Mas chegou 1952, o ano da Olimpíada de Verão em Helsinki. Havens recebeu um telegrama de Helsinki que com certeza ele não teria trocado por nenhuma quantidade de ouro. O telegrama dizia: 

"Obrigado" 

"Querido Papai... Obrigado por ter ficado esperando eu nascer em 1924. Estou voltando para casa com a medalha de ouro que você teria ganho". Estava assinado, "Seu querido filho, Frank". Frank Havens acabava de ganhar a medalha de ouro na prova de canoagem dos dez mil metros. 

Fazer a Coisa Certa 

Bill Havens não teve muito tempo para decidir, mas tomou a decisão certa. Deu prioridade ao que era mais importante. Talvez outros lhe teriam dito que ele estava errado, mas vinte e oito anos mais tarde ninguém poderia dar a ele o gozo que recebeu por saber que fez o que era certo. 

A Decisão Mais Solene 

Você também tem algo para decidir... agora mesmo! Algo que irá fazer toda a diferença no futuro. É num momento que a mais solene de todas as decisões é tomada - render-se ao Senhor Jesus Cristo

Em Um Momento 

Sua alma, em meio ao conflito das emoções, talvez mal seja capaz de dizer o momento exato quando o Sim foi falado, ou pode ter sido algo que aconteceu na infância e ficou esquecido. Pode ter havido uma longa preparação, e você pode ter ficado hesitando e tremendo à beira de uma entrega, mas o Sim que significa aceitar a Cristo e que traz a salvação é falado em um momento. 

O Tempo Aceitável 

Um momento pode fazer a diferença entre vida e morte. "Tarde demais" pode vir a ser tarde demais em apenas um momento. Perder o momento exato pode significar perder o "tempo aceitável". 

"Eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação" (2 Coríntios 6:2) "Como escaparemos nós, se descuidarmos de tão grande salvação?" (Hebreus 2:3)

O Tema Recorrente

(Comentário Mateus 20:17-19)

Veja:


No capítulo 20 de Mateus você encontra Jesus e seus doze discípulos indo a Jerusalém. Ele chama os discípulos em particular para lhes revelar algo, mas o que diz não é novidade. É a terceira vez neste evangelho que ele diz que vai a Jerusalém para ser entregue aos chefes dos sacerdotes e aos mestres da lei de Deus, para ser condenado à morte e entregue aos romanos para ser humilhado, açoitado e crucificado.

Muita gente pensa que a Bíblia é um livro de instruções. Algo do tipo "o que devo fazer para ir para o céu". O tema central da Bíblia não é você e nem o que deve fazer. A Bíblia inteira fala de Jesus e do que ele fez. O tema central e recorrente da Palavra de Deus é Jesus, sua morte e ressurreição. É para isso que ele explica que está indo a Jerusalém. Foi para isso que ele veio ao mundo.

Quando o apóstolo Paulo explicou o que é o evangelho em sua carta aos cristãos de Corinto, na Grécia, ele resumiu assim: "Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras".

De que Escrituras ele falava? Do Antigo Testamento, já que ainda não existia o Novo. Jesus já era o tema central das Escrituras séculos antes de vir ao mundo. É de Jesus em sua morte que fala cada sacrifício de animal inocente encontrado no Antigo Testamento, começando pelo primeiro: Deus sacrificando um animal para, com sua pele, cobrir o pecado de Adão e Eva.

Veja os Salmos, por exemplo. Muita gente lê como se fosse um livro de orações, mas o texto assume uma nova perspectiva quando é lido como a expressão dos sentimentos, sofrimentos e glórias de Jesus.

O Salmo 23, aquele que diz "O Senhor é o meu pastor, nada me faltará...", só existe porque antes vem o Salmo 22, que diz: "Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste?... sou motivo de zombaria e objeto de desprezo do povo... lançam insultos contra mim... a minha língua gruda no céu da boca... homens maus me cercaram... traspassaram minhas mãos e meus pés... sortearam minhas vestes..." Sim, é Jesus dizendo isso mil anos antes de vir ao mundo.

O que a morte e ressurreição de Jesus significam para você? Será que isso é a coisa mais importante do mundo para você? Tomara que sim, pois pelo jeito os discípulos não davam a mínima para isso, pelo menos a essa altura dos acontecimentos. Nem bem acabam de ouvir Jesus anunciar sua própria morte e eles já estão preocupados em saber quem ocupará as melhores posições no reino de Jesus. Não acredita? Então veja os próximos 3 minutos.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Pronta para Morrer

Os rapazes armados pediram que "aqueles que crêem em Deus" ficassem em pé. Então o assassino apontou sua arma para Cassie Bernall e fez a pergunta de vida ou morte: "Você crê em Jesus?" Depois de longa hesitação, ela olhou para o jovem e respondeu: "Sim, eu amo Jesus". Era a última coisa que esta Cristã de 17 anos de idade iria dizer. O atirador perguntou, "Por que?". Ela não teve tempo para responder antes de ser morta com um tiro.

Havia muitos estudantes na Columbine High School em Denver, EUA, quando a tragédia começou. O que eles viram os deixou apavorados! Treze meninos e meninas foram assassinados a tiros e muitos outros feridos pelas balas e bombas quando dois de seus colegas, Eric Harris, 18, e Dylan Klebold, 17, entraram na escola atirando em outros estudantes. Quando a polícia chegou, já não havia muito a fazer. Eric e Dylan haviam se suicidado. Depois de tudo o que fizeram, 13 outros haviam morrido.

Por que eles fizeram aquilo, era a pergunta na cabeça de todo mundo. A resposta é que eles agiram por causa daquilo que tinham dentro deles -- pecado. Deus nos avisa, "Porquanto não se executa logo o juízo sobre a má obra, por isso o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto para fazer o mal." (Eclesiastes 8:11). Cada um de nós possui um coração mau dentro de si, e só existe uma maneira de mudar esse coração mau -- recebendo um "novo" coração. Isto é facilmente visto pelo testemunho de uma sobrevivente: "Você podia ouvi-los rindo enquanto corriam pelos corredores atirando nas pessoas. Ele colocou a arma em meu rosto e disse, 'Estou fazendo isto porque as pessoas gozaram de mim no ano passado' -" Ela escapou ilesa, mas salpicada com o sangue de um colega.

Deus odeia o pecado, seja ele algo simples como roubar secretamente a barra de chocolate de seu irmão, ou algo sério como causar a morte de seus amigos na escola. Ele irá punir o pecado também. Para cada um que não tiver seus pecados perdoados pelo Senhor Jesus Cristo, haverá a morte e o juízo após a morte. "Aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo... assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos." (Hebreus 9:27,28). Mas o Senhor Jesus nos ama, e recebeu o castigo que nós merecemos. Ele pagou a pena por aqueles que estão sentidos por seus pecados e se aproximam dEle querendo o perdão. "Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o Justo pelos injustos, para levar-nos a Deus" (1 Pedro 3:18). O Senhor Jesus dá um coração novo àqueles que vão a Ele em busca de perdão -- um coração que adora fazer o que é certo, e que também tem poder para fazer o que é certo mesmo quando tentado a fazer algo errado.

Você sabia que tempos piores estão chegando? Quando Eric e Dylan saíram matando os outros estudantes, todos ao redor deles estavam apavorados. Muitos puderam escapar do prédio sendo ajudados pelas autoridades. Logo o Senhor Jesus estará vindo para chamar para Si todos os que creem nEle. Então não haverá autoridades para impedirem o mal e protegerem as pessoas. Os homens irão matar e roubar como quiserem, e as coisas ficarão tão terríveis que as pessoas "buscarão a morte, e não a acharão." (Apocalipse 9:6). Não haverá saída! Irá você estar com Jesus no céu, ou será que vai ter que passar por esse tempo terrível, muito terrível, que irá durar muito mais do que aqueles momentos na escola? "Eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação." (2 Coríntios 6:2).

A família da menina, embora triste por sua perda, sabia que sua filha tinha posto sua fé em Jesus, o Filho de Deus. "A resposta de Cassie não nos surpreende," comentou a família em uma declaração em seu funeral. "Sua vida estava diretamente centralizada em nosso Senhor Jesus. Foi esta a sua forte fé em Deus e em Sua promessa de vida eterna que a fez tomar uma posição."

De acordo com um artigo escrita por Jay Grelen, Newhouse News Service, no dia seguinte ao massacre de 12 estudantes e um professor na Columbine High, os pais de Cassie Bernall encontraram um bilhete em seu quarto. Cassie escreveu em letras limpas e claras. Ela não colocou uma data no bilhete, mas à luz do que aconteceu, o bilhete causou assombro por sua presciência, como se Cassie soubesse algo que ninguém mais sabia, como se ela soubesse que tinha nascido com este propósito:

"Agora desisti de tudo mais -- descobri ser esta a única forma de conhecer realmente a Cristo e de experimentar o imenso poder que O trouxe de volta à vida, e entender o que significa sofrer e estar com Ele. Portanto, seja qual for o custo, serei alguém que vive na alegre certeza de uma vida como a daqueles que ressuscitaram dentre os mortos." (from the Star-Ledger, Newark NJ, Monday April 26 1999)

Quando Cassie morreu, ela foi levada para estar com seu bendito Salvador. A morte dela pode ser um aviso para outros para que se voltem para Deus e creiam no Senhor Jesus Cristo como seu Salvador. Para estarem preparados para a eternidade. Você está pronto como Cassie estava para se encontrar com Deus caso sua vida termine hoje? Todos os que creram em Jesus estão aguardando ouvir o Seu chamado para subiram ao céu e estar com Ele para sempre. "Portanto, estai vós também apercebidos (prontos)." (Lucas 12:40).

Fonte: http://www.stories.org.br/columbine.html

Justiça e Graça

(Comentário Mateus 20:1-16)

Veja:


No final do capítulo 19 de Mateus os discípulos perguntam o que ganharão por terem deixado tudo para seguir a Jesus. Ele promete que os que abrissem mão de tudo para segui-lo receberiam cem vezes mais, além da vida eterna. Certamente Deus tem uma recompensa para a fidelidade que vem depois de crer em Jesus. Afinal, como você poderá segui-lo se não crer nele?

Porém Jesus alerta que muitos primeiros serão últimos e muitos últimos primeiros, e no capítulo 20 ele mostra o contraste entre justiça e graça usando uma parábola. Agora o reino dos céus é comparado a um empresário que contrata diaristas para sua vinícola. Com os primeiros, que começam a trabalhar, digamos, às seis da manhã, ele combina pagar uma moeda de prata, e eles concordam. Era o salário mínimo suficiente para a cesta básica.

À medida que o dia passa, ele contrata outros sem combinar o valor. Diz apenas que lhes pagará o que for justo. Portanto apenas os primeiros tinham, por assim dizer, um contrato formal determinando o valor a receber. 

No final do dia o empresário começa a pagar os últimos, os que tinham sido contratados quase no fim da jornada de trabalho, dando a estes o mesmo pagamento dos primeiros, que trabalharam o dia inteiro. Ninguém reclama, exceto os primeiros, os que tinham um contrato formal. Será que tinham razão? Não.

O empresário foi justo ao pagar a eles o que tinha sido combinado. E não foi injusto ao pagar aos outros o necessário para o seu sustento. Se recebessem menos, seus filhos passariam fome. Os primeiros foram tratados com justiça; os últimos com a graça que dá a cada um segundo o coração de Deus, e não segundo o merecimento do homem. E Deus tem um coração grande e cheio de compaixão.

Se você não entender isso vai achar injusto que um assassino, convertido minutos antes da cadeira elétrica, receba o mesmo céu de alguém que creu em Jesus quando jovem e levou uma vida de devoção a Deus. Sabe por que você acha injusto? Por se considerar melhor que o assassino. Se Deus tratar você e eu com justiça, seremos condenados, já que todos somos igualmente pecadores e transgressores da lei de Deus. Até na lei dos homens, apesar da pena variar, tanto o homicida quanto o que estacionou em local proibido são transgressores.

Para Deus poder ser justo e misericordioso Jesus aceitou receber, na cruz, o castigo pelos pecados, tanto do homicida quanto de qualquer outro que crer nele. Agora Deus pode salvar, por graça, quem crer no seu Filho Jesus. E é desse sacrifício, um tema recorrente em toda a Bíblia, que Jesus voltará a falar aos seus discípulos nos próximos 3 minutos.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Minha Busca

Quando menino, crescendo em uma pequena cidade em Idaho durante os anos de depressão, desisti de participar de qualquer tipo de ensino religioso quando ainda era bem jovem -- crendo que aquilo era algo para velhos, para os fracos, e para aqueles que ainda viviam no passado. A ciência, pensava eu, algum dia responderia todas as minhas dúvidas sobre o significado da vida. Meu pai conseguia a notável renda de $100 por mês como treinador e professor de química e física em uma escola de segundo grau local, de modo que eu aproveitava cada oportunidade que tinha para visitar o laboratório da escola com ele. Eu era envergonhado e inseguro de mim mesmo e mantinha pouco relacionamento social na escola. Estudei bastante para agradar meus professores e consegui ir bem o suficiente para ser escolhido como "o mais provável vencedor" na escola.

Meus pais se separaram quando eu tinha 12 anos de idade e minha mãe, irmã e eu nos mudamos para San Diego --- durante os primeiros anos da II Guerra Mundial. Dois anos mais tarde minha mãe morreu de uma doença nos rins (ela tinha apenas 39 anos). Esse triste acontecimento somente intensificou meu desejo de descobrir o significado da vida --- se é que havia algum. Socialmente eu era envergonhado e introvertido mas consegui de algum modo cursar o San Diego State College e depois dois anos em Stanford para obter um título de PhD em Física. Só então me dei conta da desilusão que era a ciência como caminho para a verdade. O universo era maravilhosamente complexo, e estruturado, mas evidentemente algo frio, impessoal e um lugar sem sentido, existencialmente falando. 

Um emprego de verão, que era para mim um desafio, permitiu que eu interrompesse o curso de graduação -- mas aquele intervalo acabou durando 30 anos! Logo mergulhei em meu trabalho e em uma busca pela verdade mais ao estilo californiano hedonístico através do prazer e hedonismo, ou seja, a devoção ao prazer, especialmente os prazeres dos sentidos. Eu acreditava que só aquilo que fosse agradável ou que tivesse consequências agradáveis era intrinsicamente bom. O álcool quebrava minha inibição social e logo achei que a vida devia consistir em "comamos e bebamos, que amanhã morreremos." (1 Coríntios 15:32).

Muito disso passei enquanto buscava trilhar uma carreira acadêmica e profissional que me levou a receber uma graduação AB com altas honras em física e distinção em matemática da Universidade Estadual de San Diego em Junho de 1954. Depois de dois anos de estudo de graduação em Física e Engenharia Elétrica na Universidade Stanford, (1954-1956), entrei para a equipe do SRI International (a saber, Instituto de Pesquisas Stanford), em Menlo Park, California, onde permaneci quase sem interrupção pelos 30 anos seguintes.

Meu primeiro e interessante colega de quarto era um agradável bem humorado psiquiatra Judeu Freudiano de Boston que me assegurava que todo mundo era neurótico e que as respostas definitivas seriam encontradas pela conquista do Espaço Interior -- não do Espaço Exterior. Assim, nos dois anos e meio que se seguiram, continuei Minha Busca três dias por semana em uma psicanálise clássica onde acabei enxergado que nem tudo no homem podia ser explicado em termos de química, eletricidade e física. Meus sonhos podiam ser interpretado, muito do meu comportamento adulto não passava de variações de alguns poucos temas de berçário. O que é amor? O que é consciência? O que é "livre arbítrio"? -- indagava eu. O que acontece quando você morre? Por que todos ao meu redor viviam aparentemente contentes em "taperas que pareciam todas iguais"?

A leitura de Sigmund Freud me inquietava quando chegava às suas complicadas explanações sobre a razão por quê Deus (especialmente o Deus Judeu) não existia. Eu me indagava como Freud podia ter certeza? Teria ele procurado em todo lugar? Afinal, Deus podia estar escondido. Eu preferia adotar aquilo que achava ser uma posição mais sensível de um agnóstico cético. Deste modo me voltei para Carl Jung e devorei todos os seus livros. A experiência religiosa, dizia ele, era com frequência valiosa para seus pacientes. Minha Busca agora se tornava uma pesquisa religiosa. Acompanhei a religião Oriental com a ajuda do ex-Episcopal Alan Watts: Confucionismo, Hinduísmo e Zen. Descobri um bom astrólogo e consegui que um horóscopo fosse traçado para mim, e tomei LSD, como Watts havia feito -- tudo isso para ver se poderia experimentar uma experiência religiosa transformadora. Tudo em vão. 

Mas quando estava com 30 anos havia chegado ao desespero existencial. A vida não tem sentido, não existe uma razão para a existência do homem. O suicídio parecia uma boa saída -- exceto pelo fato de eu ser um covarde -- e se existir um inferno e eu cair lá sem poder voltar?' Além disso, minha avó lá em Idaho tinha estado orando por mim desde o dia que nasci. O que é que ela tinha que eu havia deixado de obter? Os melhores anos de minha vida já tinham terminado e se passaram e eu havia procurado por todo lugar de modo a não restar mais onde procurar.

Em 1962 os pais de meu colega de quarto me convidaram um dia para ir à igreja onde pela primeira vez na vida escutei o que a Bíblia tinha a dizer sobre a realidade. Toda minha atenção imediatamente se voltou para Aquele Livro Que Ninguém Mais Lê. Comecei pelo fim -- pelo Livro de Apocalipse. Essa nova fase de Minha Busca continuou com tal intensidade por vários mêses até que decidi visitar o pastor -- assim podia perguntar todas as questões difíceis para mim, e de uma vez para sempre encontrar as lacunas e inconsistências que eu estava certo faziam do Cristianismo uma religião criada pelo homem assim como todas as outras religiões do mundo. 

Ele se recusou a me dar sua própria opinião sobre as questões, mas respondeu a cada uma delas indicando para mim várias passagens da Bíblia. Fiquei particularmente tocado por afirmações como, "Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente", e "E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus." Evidentemente, "há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." "O qual Se deu a si mesmo em preço de redenção por todos."

Me dei conta de que nunca havia orado em toda a minha vida. E se você pedisse ajuda a Deus e Ele lhe ajudasse? E se Ele fosse mais inteligente do que eu (aquele pensamento sempre caía sobre mim), então uma mera profissão exterior de fé de nada serviria. O pastor disse que quando quer que eu decidisse me tornar um Cristão, ele gostaria de testemunhar isso. Foi então que entendi que Deus devia ser uma Pessoa viva e que Ele aparentemente estava pronto para me atender se eu tão somente Lhe desse minha permissão. Decidi que aquela hora e lugar era a melhor oportunidade que eu tinha. Minha primeira oração saiu mais ou menos assim, "OK Deus, se você estiver aí, acho que posso estar precisando que me perdoe. E você pode ficar com o resto de minha vida. Por favor, me ajude."

Não esperei mais que um milisegundo para me sentir inundado e transbordando com amor -- o amor de Deus. Ali naquele escritório, e agora em meu coração, era o mesmo Jesus sobre o qual havia lido em Mateus, Marcos, Lucas e João. Minha avó estava certa e a Bíblia não era um livro comum. Parecia como se todas as luzes tivessem se acendido em um lugar que antes era uma casa escura. 

Até hoje (33 anos mais tarde) aquela experiência de minha conversão Cristã permanece em minha memória tão distinta quanto a noite e o dia -- "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo."

Há muito mais para contar, mas deixarei para depois. Meu andar Cristão encontrou alguns trechos ásperos e pedregosos ao longo do caminho. Por exemplo, me desviei de Jesus Cristo por sete anos no início da década de 70 e só fui voltar como um Filho Pródigo arrependido depois que Deus lançou Sua artilharia pesada e uma severa disciplina para me relembrar de Sua propriedade sobre minha vida e da aliança que tenho com Ele -- e de Seu leal amor e ilimitada misericórdia e graça. Hoje Deus já restituiu mais do que os "anos perdidos". Ele abriu em minha consciência vislumbres do tempo e da eternidade de maneira que agora aguardo o futuro com ansiosa expectativa para compartilhar do universo juntamente com Jesus Cristo, o Senhor, e com Seu querido povo escolhido -- para sempre. Espero que você venha comigo nessa minha jornada, se ainda não o fez.

Deixei minha posição no SRI como Físico Pesquisador Senior em 1987 para me dedicar a pequenos trabalhos como consultor independente de geofísica e para dedicar a maior parte do tempo ao ensino Bíblico, escritos e aconselhamento Cristão.

by Lambert T. Dolphin. Fonte: http://www.stories.org.br/mysearch.html

O Camelo e a Agulha

(Comentário Mateus 19:23-26)

Veja:


Depois da conversa com o jovem milionário do capítulo 19 de Mateus Jesus explica que dificilmente um rico poderia entrar no reino dos céus, e continua explicando que é mais fácil passar um camelo pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no reino dos céus.

Alguns dizem que camelo é camelo mesmo, outros dizem que é uma corda de amarrar navios. A agulha é às vezes interpretada como agulha de costura e outras como uma pequena porta na muralha. Seja o que for, Jesus deixa bem claro que está falando de algo que é impossível aos homens.

Para os discípulos aquilo era um choque. No Antigo Testamento Deus prometia abençoar com prosperidade e riquezas os obedientes, e agora Jesus diz que a prosperidade é um empecilho à bênção e salvação. Como pode ser? Simples. O rico tende a fazer da riqueza o seu deus.

Qualquer coisa pode ser seu deus, e o homem moderno não é nem um pouco menos idólatra do que os antigos que adoravam ídolos de pedra. Se você acha que não pode viver sem alguém, essa pessoa é seu ídolo. Se você acredita que não poderá ser feliz sem aquele carro novo, aquele é seu ídolo móvel. Se você depende da conta bancária para se sentir seguro e realizado, seu deus é Mamom, o dinheiro.

Responda sinceramente, você não se sente mais confiante quando tem algum dinheiro no bolso? E se puder andar sempre na última moda, isso não lhe dá a sensação de ser alguém? É claro que dá. Em marketing chamamos a isso de poder de compra, e como todo ser humano gosta de poder, fica fácil perceber que quanto mais dinheiro, maior a sensação de poder, influência e domínio.

Mas é bom entender também que riqueza alguma tem valor em si mesma. Somos nós que atribuímos valor à prata e ao ouro. Alguns valorizam tanto a pobreza que isso acaba se transformando na sua riqueza, e passam a olhar com desdém os ricos. Você deve conhecer alguém que se acha melhor do que os ricos só por ser pobre. Preste atenção: qualquer coisa, seja riqueza ou pobreza, saúde ou doença, força ou fraqueza, que lhe der a sensação de ser alguém, essa coisa é o seu deus.

"Neste caso, quem pode ser salvo?", pergunta Pedro. Jesus responde: "Para o homem é impossível, mas para Deus todas as coisas são possíveis". A ideia é essa. Não há coisa alguma que você possa ter, ser ou fazer - e daí a palavra "impossível" - que contribua para sua salvação. Tudo vem de Deus para que a glória da sua salvação seja exclusivamente dele. Deu para entender que a salvação é por graça e não por mérito?

Mario Persona. Fonte: http://www.3minutos.net/2008/11/74-o-camelo-e-agulha.html

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Uma Casa mais Alta que as Montanhas

Era o primeiro dia do Ano Novo quando os tambores e flautas começaram a tocar. Agora, três dias depois, os tambores continuavam a soar seus ritmos e as flautas permaneciam tocando seus acordes curtos e estridentes seguidamente. Os homens e mulheres de uma cidade nos altos da Cordilheira dos Andes tinham estado a dançar para cima e para baixo nas ruas por três dias seguidos. Estavam tão cansados que mal podiam continuar dançando, mas mesmo assim não paravam. O medo os fazia dançar até o final do terceiro dia.

Eles acreditavam que os tambores, as flautas e as danças espantariam do Novo Ano os maus espíritos. Enquanto passavam pela casa diversas vezes, tocando a mesma nota de som breve e o contínuo rufar dos tambores, eu começava a achar que os espíritos maus deviam ter se aproximado dos dançarinos, ao invés de fugirem. A maioria dos dançarinos jamais havia escutado falar do maravilhoso amor de Deus, que perdoa os pecadores quando estes recebem o Senhor Jesus como seu Salvador. Eles não sabiam que Deus protege Seus próprios filhos e que Jesus é mais forte que os espíritos maus.

"Eu costumava dançar nas ruas desse jeito", disse Leona. Leona? Dançando nas ruas? Isso nem parecia possível, pois eu tinha visto Leona distribuindo folhetos evangelísticos nas ruas, não dançando. Ela costumava vir perguntar se eu tinha mais folhetos. "Não sei ler," dizia ela, "mas sei que eles falam de meu Salvador". Numa outra ocasião em que Leona nos visitou, ela disse, "Dói ver os folhetos com o evangelho jogados no chão. Algumas pessoas não os querem."

Sim, Leona agora era diferente dos dançarinos da rua. Ela havia vivido a maior parte de sua vida mascando folhas de coca, dançando com os outros. E vivendo sem qualquer preocupação para com Deus. Se você a tivesse visto uns dois anos antes, provavelmente teria percebido que aquela velha senhora índia, enrugada e curvada, havia vivido sem Deus por muitos anos. Como podia ela estar salva agora? Mas um Deus amoroso e paciente sabia que ainda não era tarde demais. Ele enviou um Cristão para falar a Leona sobre o Salvador, o Senhor Jesus, que morreu na cruz e derramou Seu sangue para salvar pecadores. Ela recebeu o "Senhor Jesus Cristo, o qual se deu a Si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de Deus nosso Pai" (Gálatas 1:3-4).

Agora, Leona, a dançarina, estava salva pela graça de Deus. Embora ela fosse a Índia mais velha em nossas reuniões bíblicas, geralmente era a primeira a chegar. Como Deus havia transformado sua vida depois de tantos anos sem Ele! "Qual a sua idade, Leona?" perguntei. Leona riu. "Quantos anos eu poderia ter?", respondeu ela. "Meus pais me contaram quando eu tinha 16, mas isso foi há tanto tempo que nem consigo lembrar mais".

Um dia fui visitar Leona em sua casa. Era um pequeno barraco feito de blocos de terra. Não tinha janelas, apenas uma porta. Ela morava com seu filho e suas sete crianças, e eram tão pobres que as crianças às vezes comiam o miolo das espigas de milho. "Como vai, Leona?, perguntei. "Estamos indo bem, mas as venchukas não nos deixam dormir", respondeu ela. Venchukas são besouros que se escondem nos telhados de palha e saem à noite para picar quem estiver dormindo. O barraco de Leona era tão escuro que eles precisavam ficar fora dele durante o dia, mesmo quando estivesse nublado.

Finalmente, precisamos deixar a cidade de Leona nas montanhas. Ficamos tristes por deixar nossos amigos ali. Mas uma das últimas coisas que Leona nos disse foi, "Meu coração me incomoda, mas só tenho um Médico - Aquele que está no céu! Só tenho um Salvador - no céu!"

Agora ficamos sabendo que Leona também deixou sua cidade nas montanhas. Ela deixou seu barraco de terra para viver em um palácio! Ela deixou este mundo para estar para sempre com seu Salvador. Ela era pobre neste mundo, mas agora é rica no céu. E com você, como será? Você será rico neste mundo mas pobre no inferno? Deus gostaria de receber você em Seu alegre lar no céu, mas Suas portas estão fechadas para uma coisa - as portas do céu estão fechadas para o pecado. Leona tinha muitos anos de pecados para serem limpos, mas o sangue de Cristo podia remover todos eles. "O sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado." (1 João 1:7).

Você não quer ir ao Senhor Jesus para receber a salvação como fez Leona? Se o fizer, Deus irá um dia dar as boas vindas a você em Seu lar, não apenas como um visitante, mas como um de Seus próprios filhos. "Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também." (João 14:2-4).

Leona nunca mais irá dormir em um barraco de terra onde as venchukas picam, todavia não é a maravilhosa casa no céu que a faz feliz. Não, mesmo morando em uma rua de ouro com todos os cânticos e beleza do céu, o gozo de Leona não está naquilo que está ali, mas nAquele que está ali. O Senhor Jesus, o próprio, nosso Salvador, será o grande gozo do céu. Venha conosco.

O Milionário

(Comentário Mateus 19:19-22)

Veja:



No capítulo 19 de Mateus vamos encontrar um jovem milionário, que tinha tudo, menos a vida eterna. Por isso pergunta a Jesus: "Mestre, o que devo fazer de bom para conseguir a vida eterna?" Ele está duplamente equivocado, por chamar Jesus de mestre e por acreditar que a vida eterna se obtém fazendo o bem.

O jovem coloca Jesus, que é Deus e Homem, no mesmo nível dos mestres religiosos de Israel. A resposta de Jesus tem por objetivo ver se cai a ficha do rapaz: "Por que me pergunta sobre o que é bom? Só existe um que é bom". Exatamente, o único bom é Deus, e ele estava bem ali na frente do rapaz. Infelizmente a ficha não cai, por isso Jesus continua testando o jovem.

Jesus diz a ele que se quiser entrar na vida, deve obedecer aos mandamentos... não matar, não adulterar, não furtar, não dar falso testemunho, honrar os pais e amar o próximo como a si mesmo. Na lei dada a Moisés havia 10 mandamentos, mas aqui Jesus só menciona os relacionados ao próximo, já que o rapaz tinha sido reprovado em reconhecer e amar a Deus, que estava bem ali na sua frente.

Se eu perguntar se você obedece todos os mandamentos desta lista, o que dirá? Será que é capaz de afirmar que nunca mentiu, que honra seus pais e ama o próximo como a si mesmo? E quando o assunto é matar e roubar, não se esqueça de que Jesus disse que basta pensar nisso para ser lançado em sua conta. Você sabe que não tiraria nota 10 no teste, não é mesmo? Mas o que responde o jovem milionário?

"A tudo tenho obedecido. O que me falta ainda?" Você teria coragem de responder assim para o Criador e Senhor do Universo? O jovem continua achando que a vida eterna é recebida por uma barganha do tipo eu faço e Deus é obrigado a me recompensar. Ele não conhece a graça de Deus, a única maneira de se receber a vida eterna; ele não é capaz de admitir sua incapacidade de obedecer aos mandamentos e se colocar diante de Deus como um pecador perdido.

Jesus dá o golpe final que revela que as respostas do jovem não tinham consistência: "Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me". Ao ouvir isso o jovem se afastou triste, porque era milionário.

Ele não amava o próximo como a si mesmo e nem queria seguir a Jesus. A história teria sido outra se ele tivesse admitido sua incapacidade de obedecer e suplicado por misericórdia e graça. O problema não era o dinheiro, mas seu apego a ele e sua jactância de afirmar que era capaz de amar o próximo como a si mesmo.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

World Trade Center de Nova Iorque sob Ataque!

Terça-feira, 11 de Setembro de 2001. São 8:45 da manhã em Nova Iorque. O sol da manhã bate nas torres gêmeas do World Trade Center, onde milhares de pessoas estão trabalhando. Repentinamente, o Vôo 11 da American Airlines, um Boeing 767, sequestrado por terroristas, bate na torre norte do World Trade Center. O avião estava indo do Aeroporto Logan de Boston para o Aeroporto Internacional de Los Angeles com 92 pessoas a bordo. Como uma bomba, a explosão é seguida de um incêndio, matando muitas pessoas, antes até que se dessem conta do que estava acontecendo.

"Vi umas 15 pessoas pularem das janelas".

Em horror, o mundo vê pela TV a parte superior do edifício em chamas enquanto muitos estão morrendo por causa do ataque terrorista. Centenas de pessoas tentam sair usando as escadas, mas muitos ficam presos em seus escritórios por causa do fogo. Das janelas eles gritam por socorro. "Vi umas 15 pessoas pularem das janelas. Você podia escutar um suspiro na multidão, e olhar para cima, e a pessoa ainda caía por uns 10 ou 15 segundos. Alguns agitavam seus braços, alguns os mantinham esticados". - contou uma testemunha.

Um homem que trabalhava em seu escritório no 72o. andar do Trade Center disse que sua escrivaninha voava de um lado para o outro do escritório por causa da oscilação da torre. Levou 1 hora e 20 minutos para ele descer até a rua. Ele disse que o avião que bateu em sua torre a atingiu por volta do 85o. andar.

Guerra e dor 

Mas uma bem planejada ação de terrorismo estava acontecendo. Aproximadamente 18 minutos mais tarde, milhões que assistiam TV em todo o mundo podem ver quando o Vôo 175 da United Airlines, também um Boeing 767 indo de Boston a Los Angeles com 65 pessoas a bordo, atinge a torre sul do World Trade Center. Segue-se o caos. Todas as pontes e túneis de Nova Iorque são fechados. Um ataque terrorista contra os Estados Unidos estava acontecendo. Guerra e dor entraram repentinamente nas vidas daquela nação.

O Pentágono

Enquanto isso acontecia em Nova Iorque, o Vôo 77 da American Airlines, um Boeing 757 indo do Aeroporto de Dulles próximo a Washington para Los Angeles com 58 passageiros e seis membros da tripulação, cai sobre o Pentágono. Um dos cinco prédios do complexo de cinco lados desmorona. Mais de mil pessoas estão mortas sob as ruínas. O quartel general do poder militar dos Estados Unidos foi atingido por terroristas.

Aviões Sequestrados

Outro avião, o Vôo 93 da United Airlines, um Boeing 757 indo de Newark, N.J. para São Francisco, com 38 passageiros e sete membros da tripulação, cai ao norte, próximo ao Aeroporto do Condado de Somerset, cerca de 80 milhas ao sudeste de Pittsburgh. As pessoas temem que o avião sequestrado tenha sido abatido por mísseis americanos antes que atingisse seu alvo.

Camp David e o Oriente Médio

Um pouco antes do impacto, um passageiro trancado no banheiro ligou de seu celular: "Estamos sendo sequestrados, estamos sendo sequestrados!" Desta vez havia a preocupação que o avião estivesse indo para Camp David, onde Muhammad Anwar al-Sadat, Presidente da República Árabe do Egito, e Menachem Begin, Primeiro Ministro de Israel, se reuniram com Jimmy Carter, Presidente dos Estados Unidos da América, de 5 a 17 de Setembro de 1978, e firmaram um acordo de paz para o Oriente Médio.

Centenas estão presos

Às 10:05 da manhã, a torre sul do World Trade Center ruiu em uma nuvem de poeira e escombros. Cerca de vinte minutos mais tarde, a torre norte do World Trade Center cai. Além de centenas que estavam presos no prédio, cerca de 200 bombeiros que estavam tentando salvá-los foram mortos e 78 policiais eram dados como desaparecidos no final do dia. Às 5:25 da tarde, o Seven World Trade Center, uma torre de 47 andares, cai devido aos danos causados pelas outras torres.

"Eu podia sentir os escombros na altura de meus joelhos", disse uma mulher que estava na rua perto do World Trade Center quando as torres gêmeas ruíram. "As pessoas lançavam o entulho de sobre si gritando 'Vou morrer'. Outras pessoas gritavam 'Não vou morrer'. Fiquei muito impressionada pelo modo como as pessoas se ajudavam".

A morte a qualquer momento

Aquelas pessoas não poderiam imaginar o que encontrariam, quando foram trabalhar naquela manhã. A morte estava esperando por muitas delas. Não gostamos de pensar na morte, mas sabemos que viajar de carro, ou apenas andar pela rua, pode colocar cada um de nós muito próximos da morte. A morte não pode ser evitada, mas você está pronto se a sua hora chegar hoje? É surpreendente ver quantas pessoas nem ligam para o que virá após a morte. Deus disse que "aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo" (Hebreus 9:27).

Uma rota de escape

Este juízo é para os pecados que todos nós cometemos, mas Deus preparou uma maneira para eu e você termos nossos pecados perdoados. É pela morte de Seu amado Filho, o Senhor Jesus Cristo, que suportou o castigo na cruz pelos pecados daqueles que iriam aceitá-Lo como Salvador. "Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a redenção dos nossos delitos, segundo as riquezas da sua graça" (Efésios 1:7).

Prepara-te!

Outros terroristas tentaram atacar o World Trade Center antes. Os edifícios tinham muitos dispositivos de segurança e vigilância, mas ninguém jamais iria esperar isto. Você pode estar a quilômetros das torres do WTC, mas minha esperança é que não seja descuidado quanto à morte e ao juízo que vem depois para aqueles que continuam em seus pecados. "Prepara-te... para te encontrares com o teu Deus" (Amós 4:12). Prepare-se agora enquanto você pode, crendo que Jesus ama você e morreu por você. "Bem-aventurados aqueles cujas iniquidades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos" (Romanos 4:7).

Deus está falando de forma drástica a este mundo, e cada um de nós precisa ser lembrado de quão frágil é a vida. Ele está no comando. Estes acontecimentos foram permitidos por Ele, e Ele está falando. Você está ouvindo Sua voz? Todos nós sabemos que nosso tempo neste mundo é muito curto. A vinda do Senhor está próxima. Você está pronto para se encontrar com Ele? Se você não conhece o Senhor Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador, minha oração é que você possa ser levado a entender que Ele está no controle de todos os acontecimentos, e possa entender que você é um pecador necessitado de um Salvador. Só há Um que pode salvá-lo de seus pecados. "Há um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem" (1 Timóteo 2:5).

quarta-feira, 8 de maio de 2013

A Dívida Impagável

(Comentário Mateus 18:23-35)

Veja:

Áudio: http://www.stories.org.br/3minutos/72_A_divida_impagavel.mp3

No capítulo 18 de Mateus Jesus compara o reino dos céus a um rei cujo servo lhe deve 10 mil talentos. Dez mil talentos são trezentas e cinqüenta toneladas. Se for de prata, são 120 milhões de dólares. Se for de ouro, 8 bilhões e meio. Jesus quis mostrar que a dívida era impagável.

O rei ordena que o servo, sua mulher e seus filhos sejam vendidos como escravos, mas o servo implora por paciência, e o rei, movido de compaixão, cancela sua dívida e o perdoa. O rei da parábola é Deus e nós somos o servo devedor. Mas o servo perdoado não considera o quanto lhe foi perdoado e trata sem misericórdia um colega seu que lhe devia uma quantia infinitamente menor. Ao saber disso o rei entrega o servo ingrato aos torturadores até que pague toda a dívida. 

Observe que o contexto fala do reino dos céus, e não do céu propriamente dito. Como já vimos nesta série, o reino dos céus é a esfera dos que, neste mundo, professam sujeição ao Rei que está no céu. Portanto, tecnicamente falando, o perdão aqui é mostrado em seu caráter governamental, não eterno, e é por isso que o rei da parábola pôde voltar atrás e cancelar o perdão dado ao servo ingrato.

Quando o assunto é o perdão eterno, quem crê em Jesus como seu Salvador é perdoado eternamente de seus pecados, e esse perdão não corre o risco de ser cancelado, já que foi obtido por graça, não por mérito. Mas isso não dá ao crente em Jesus o direito de viver aqui como bem entender. Neste mundo ele continua sujeito ao governo de Deus e ao fato de que para toda ação existe uma reação.

É por isso que Jesus diz que tudo o que o homem semear ele ceifará. Alguém que se drogava continuará sujeito aos danos causados em seu organismo, mesmo que se converta e abandone o vício. Do mesmo modo o cristão que não perdoa o seu próximo também acaba sofrendo em sua vida aqui. Quando você nasce de novo pela fé em Jesus, passa a ser filho de Deus e é tratado assim por ele. Nós disciplinamos nossos filhos rebeldes, e Deus faz o mesmo com os dele.

Como saber se você é um filho de Deus? Crendo em Jesus, suplicando por perdão, como fez aquele servo. Se você realmente crê em Jesus como seu Salvador, sua vida dará testemunho disso. Sua boca irá falar do quanto Deus fez por você e você tratará os outros com a misericórdia com que foi tratado. Você saberá perdoar como foi perdoado.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Tsunami - A Imagem de um Pesadelo

26 de dezembro - o dia depois do Natal – é um dia de descanso em diversas partes do mundo. Os presentes já foram abertos, as visitas a parentes foram feitas, banquetes foram servidos. Nada resta senão sonhar com o verão. Após os feriados, é tentador pensar em fazer as malas e voar para praias exóticas com ondas azuis, palmeiras, sol e areia.

Por isso, um resort na Tailândia anuncia: "Praia de Khao Lak - Resort Cinco Estrelas de Luxo. Desfrute de uma oportunidade de férias na praia que só acontece uma vez na vida.!".

Uma oportunidade única na vida. Para muitos foi assim.

Mais tarde, naquela semana, a televisão mostrava filmes e fotos do tsunami e as notícias falavam da mesma praia:

"Quilômetros de hotéis destruídos ao longo da praia de Khao Lak na Tailândia, uma atração para turistas, começam a revelar cadáveres inchados, feridos e mutilados. Os 770 mortos até agora encontrados em Khao Lak são de diversos países de origem..."

As férias dos sonhos se transformaram em pesadelo para milhares de pessoas.

Tsunami - O desastre inesperado
Um minuto antes, famílias descansavam nas areias quentes da praia, pais olhavam seus filhos correndo e brincando alegremente. No minuto seguinte, muitos fugiam aterrorizados quando imensas ondas assassinas despencavam sobre as praias, arrastando toda forma de vida para o mar.

Mais de 150.000 pessoas morreram naquele dia, milhões ficaram desabrigados e os órfãos do tsunami eram contados aos milhares. Famílias, ricos e pobres, foram destruídas, alguns voltaram a seus lares enlutados para o resto da vida, outros foram para a eternidade.

Um dilúvio ainda maior

O relato bíblico do mundo antigo dá conta de um imenso dilúvio global que destruiu toda a população do mundo exceto oito pessoas. Deus enviou aquele dilúvio para destruir a maldade que havia no mundo, e avisou Noé com anos de antecedência para que construísse um barco para se salvar. (Gênesis 6, 7)

Por que Deus destruiria Sua própria criação? A Bíblia explica isso. Deus criou a humanidade à Sua própria imagem, para que fosse como Ele, para que tivesse comunhão com Ele. Mas os seres humanos, como um todo, se afastaram dEle, em atos e pensamentos. Já não éramos como tínhamos sido criados por Ele.

Após aquele dilúvio, Deus prometeu que nunca mais destruiria o mundo todo daquela maneira, e mostrou Seu arco-íris para simbolizar aquela promessa.

O que o futuro reserva?

Mas Ele promete que mais uma vez irá destruir completamente o mundo tal como o conhecemos, desta vez com fogo. Noé serviu para começar de novo dentro do propósito original de Deus - ter a humanidade como Sua amiga - mas outra vez os seres humanos se afastaram de nosso Criador, preferindo seus próprios planos ao invés dEle. "Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre Ele (Jesus) a iniqüidade de nós todos." (Isaías 53:6)

Agora o Senhor Jesus é um Pastor salvando ovelhas perdidas. Ele assumiu nosso lugar no fogo do juízo sobre a cruz, para que pudesse abrir um caminho de segurança para cada pessoa que O busca. Mas assim como aconteceu antes do primeiro dilúvio, só há um período de tempo pré-determinado para se tirar proveito dessa segurança. "Eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação". (2 Coríntios 6:2)

Após Noé ter embarcado seguro na arca, o dilúvio ceifou a vida de todos, menos dos que buscaram abrigo na arca. O Senhor Jesus nos avisa em Lucas 17:26-27, "E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do homem. Comiam, bebiam, casavam, e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio, e os consumiu a todos."

Um lugar mais alto

Na Ásia, a falta de um sistema de alerta de tsunami foi responsabilizado pela falta de preparo e devastação. Todavia, muitos que de alguma forma puderam encontrar abrigo em um lugar mais alto fizeram isso e salvaram suas vidas.

No que diz respeito à eternidade, Deusnos deu em Sua Palavra um aviso para escaparmos e encontrarmos abrigo na casa de Seu Pai nas alturas, antes que a porta para o céu seja fechada para sempre. Logo após Jesus levar Seu povo para a segurança do Lar, um juízo de fogo consumirá o mundo (Hebreus 10:27, 2 Pedro 3:7), e então não haverá mais organizações de socorro ou mesmo sobreviventes.

"Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações... Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação?" (Hebreus 3:15, 2:3).
 


Fonte: http://www.stories.org.br/tsunami.html

Setenta Vezes Sempre

(Comentário Mateus 18:21-22)
 
Veja: 


Áudio: http://www.stories.org.br/3minutos/71_Setenta_vezes_sempre.mp3

O apóstolo Pedro está com uma dúvida. "Senhor, quantas vezes devo perdoar a meu irmão? Até sete vezes?" Para entender a pergunta de Pedro, é preciso entender o significado dos números na Bíblia.

O número "um" obviamente significa unidade. "Dois" é o número de testemunhas necessárias. Três é um testemunho perfeito, o número mínimo de pernas para uma mesa, algo suficiente em si mesmo. Deus é um, mas é também três Pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. Não tente entender. É Deus!

Quatro nos fala de simetria, dos 4 cantos da terra. Cinco é responsabilidade, é ação executada pelos cinco dedos da mão. Seis é o número que não chega a sete, é incompleto. Sete, portanto, é algo completo. Ele aparece em profusão no livro de Apocalipse, que completa a revelação de Deus.

Portanto, Pedro estava perguntando se sete vezes, um número completo, era suficiente para perdoar alguém. Jesus responde que deve perdoar setenta vezes sete, o que equivale perdoar setenta vezes sempre.

Mas isso também não é uma lei, como nada é lei para o cristão. No Antigo Testamento Deus deu 10 mandamentos e centenas de preceitos, que só serviram para provar que somos incapazes de atingir as expectativas de santidade exigidas por Deus. Então Deus revelou a sua graça, ao nos perdoar incondicionalmente.

Ok, você dirá que é injusto perdoar alguém sem uma reparação, sem que pague pelo que fez. Correto, e foi isso que Jesus veio pagar, pelos pecados do pecador, para que o perdão agora pudesse ser gratuito. Uma vez salvo por graça, que é um favor imerecido, o cristão perdoa não por obrigação ou para receber algo em troca, mas porque Deus fez isso com ele.

Deu para entender que o cristão não vive por leis ou regras, mas por reflexo? Ele deve refletir o que vê em Cristo. Quando eu perdôo, faço isso porque fui perdoado. Quando dou algo a alguém, faço isso porque Jesus abriu mão de tudo por mim. Quando amo, é porque fui absurdamente amado.

Não há nada que eu possa fazer para Deus me amar mais, e coisa alguma poderia fazer ele me amar menos. Afinal, quando ele me encontrou, me amou e me salvou, eu era um pecador perdido, inimigo dele, uma completa ruína. Você não será perdoado por amar muito a Deus; você só pode ser perdoado por ser muito amado. Sua dívida é impossível de você pagar com seus próprios meios. 

Postagens populares