sexta-feira, 4 de julho de 2014

O Erro do Coronel Roosevelt

Durante a Guerra Hispano-Americana, Theodore Roosevelt, muito apegado a seus homens, ficou muito preocupado quando alguns deles adoeceram. Ouvindo que Clara Barton (a senhora que se dedicava ao trabalho na enfermagem para os soldados feridos) tinha recebido um suprimento de comida especial para os inválidos, o Coronel Roosevelt pediu que ela lhe vendesse uma porção dessa comida para os homens doentes de seu regimento.

Seu pedido foi recusado. O coronel ficou muito perturbado. Ele se preocupava com seus homens, e estava disposto a pagar pelos suprimentos do seu próprio bolso.

"Como posso conseguir essas coisas?" perguntou ele. "Preciso de comida adequada para meus homens doentes."

"Apenas peça por eles, Coronel", disse o cirurgião encarregado da Cruz Vermelha.

"Oh,", disse Roosevelt, seu rosto brilhando em um sorriso, "então é assim que funciona, é? Então eu peço agora." E então ele conseguiu todos os suprimentos de uma só vez.

Muitas vezes, o mesmo erro do coronel é repetido quando se trata da salvação. As pessoas parecem esperar recebê-la em troca de alguma coisa que elas mesmas não podem oferecer. Um traz uma fervorosa oração; um segundo traz um voto ou promessa de virar a página da vida; um terceiro traz uma resolução de viver uma vida melhor e mais pura; um quarto pensa que antes que ele possa receber a salvação, ele deve produzir alguma evidência de sua sinceridade na forma de uma melhoria de conduta; um quinto imagina que pode obtê-la ao aderir a um credo ortodoxo e à conformidade a certas observâncias religiosas.

No entanto, a verdade é que a salvação de Deus só pode ser obtida como um presente, de graça. Por que haveria qualquer dificuldade em entender isto? As palavras das Escrituras são muito claras:

"A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida." (Apocalipse 21:6)

"O dom (dádiva/presente) gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor." (Romanos 6:23)

Mas o orgulho se rebela contra tais termos. Ele preferiria pagar, mesmo que um preço baixo. Mas Deus é grande demais para vender Sua benção, de modo que nenhum homem merece nem um pouco a salvação, não importa o quanto possa tentar. Deus está preparado para atender ao pecador com Suas mãos cheias das mais ricas bênçãos, bastando que o pecador vá a Ele com as mãos vazias para recebê-las de presente. E você, irá?

"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom (dádiva/presente) de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie." (Efésios 2:8-9)

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares