sábado, 26 de agosto de 2017

O Substituto do Capitão Coutts

O Capitão John Coutts foi um típico capitão do mar -- rude e pronto para qualquer coisa que a vida pudesse colocar na sua frente -- mas ele não estava pronto para a morte. Ele estava doente, no mar, e ele sabia que tinha pouco tempo de vida. Ele tinha medo da morte e da eternidade além dela.

O capitão chamou seu primeiro companheiro e disse: "Williams, preciso que você ore por mim. Você sabe que fui um homem ímpio e áspero, e eu sei que não vou conseguir desta vez".

"Não sou um homem de oração, Capitão. Não sei orar. Se eu soubesse eu orava."

"Bem, traga uma Bíblia e encontre algo para ler para mim. Não vou durar muito tempo."

"Não tenho uma, Capitão. Não sou religioso."

"Então chame a Palmer. Talvez ele saiba como orar."

O segundo companheiro veio e o capitão disse: "Palmer, não vou melhorar, e não vou sobreviver até chegarmos ao porto. Quero que ore por mim. Peça a Deus para ter misericórdia da minha alma pecadora."

"Eu o faria se eu pudesse, Capitão, mas não faço orações desde que era garoto."

"Bem, então, você não teria uma Bíblia que pudesse ler para mim?"

"Não, senhor, não tenho uma Bíblia."

Eles procuraram pelo barco todo por algum homem que soubesse orar ou que tivesse uma Bíblia. Finalmente um dos marinheiros disse ao capitão que ele tinha visto um livro que parecia uma Bíblia nas mãos do ajudante do cozinheiro, o jovem Willie Platt.

"Vá encontrar o garoto e veja se ele tem uma Bíblia", ordenou o Capitão Coutts.

O marinheiro apressou-se a encontrar Willie e perguntou-lhe: "Willie, você tem uma Bíblia?"

"Sim, senhor, mas apenas a leio quando tenho tempo."

"Não se preocupe. Apenas pegue a Bíblia e vá à cabine do capitão. Ele está morrendo e quer uma Bíblia."

Willie pegou sua Bíblia e foi ter com o capitão.

O capitão disse: "Sente-se e encontre algo que me ajude. Não vou viver muito mais tempo. Encontre algo sobre Deus tendo misericórdia de um pecador, e leia para mim."

Willie lembrou-se que sua mãe tinha lido Isaías 53 para ele justo antes de ele sair de casa. Ele abriu naquele maravilhoso capítulo que fala tão plenamente do amor e da misericórdia do Senhor Jesus Cristo ao morrer por pecadores perdidos. Ele começou a ler para o capitão, versículo por versículo. Quando Willie chegou no versículo 5 -- "Ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados" -- o capitão, que ouvia atentamente, percebeu que esse versículo lhe dizia o que ele precisava saber para ser salvo de seus pecados. "Pare aí, garoto", ele pediu. "Acho que é isso! Leia de novo". Willie leu mais uma vez as alegres palavras de esperança.

"Sim, isso é bom -- é isso, tenho certeza."

Ouvir o comentário do capitão encorajou Willie, e então ele disse: "Capitão, quando eu estava lendo esse versículo em casa, minha mãe me fez colocar meu nome nele. Posso ler para você desse jeito?"

"Sim, garoto. Ponha o seu nome onde sua mãe lhe pediu, e leia para mim de novo."

Quando Willie terminou de ler, o capitão se aproximou de Willie e disse: "Agora leia de novo, garoto, e coloque o meu nome, John, no mesmo lugar."

Willie lentamente leu: "Ele foi ferido por causa das transgressões do John, e moído por causa das iniquidades do John; o castigo que traz a paz a John estava sobre Ele, e pelas Suas pisaduras John foi sarado".

Quando Willie terminou, o capitão o dispensou. Ele então se recostou em sua cama e repetiu várias vezes aquelas preciosas palavras de Isaías 53:5, colocando seu próprio nome. E enquanto ele as repetia, a verdade daquelas palavras entrou em seu coração e encheu sua alma de alegria. Finalmente, o capitão teve paz!

No pouco tempo que ele teve antes de partir, o Capitão John Coutts disse a todos que estavam em seu barco que o Cristo de Deus -- o Homem que morreu na cruz do Calvário -- foi ferido pelas suas transgressões, moído pelas suas iniquidades, que o castigo que ele mesmo merecia tinha caído sobre Jesus, seu bendito Substituto, e com Suas pisaduras -- a punição que Jesus suportou -- ele havia sido curado. Seus pecados se foram para sempre!

E você? Você já pensou seriamente sobre seus pecados e sobre essa salvação que Deus está lhe oferecendo agora mesmo? Você já tomou seu verdadeiro lugar como um pecador perdido diante dEle e confiou em Seu Filho Jesus por curá-lo de seus pecados? A mesma paz que o Capitão Coutts encontrou pode ser sua também.

"Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores." (Romanos 5:8)

"Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo." (Romanos 5:1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares