domingo, 10 de novembro de 2019

O Ato Mais Corajoso de "Braço Torto"

Braço Torto, um poderoso chefe da tribo Cree, era muito conhecido por suas ousadas façanhas em guerra. Em uma batalha contra os índios da tribo Blackfoot, seu braço ficou gravemente ferido. Depois de curado, o braço ainda ficou rígido e torto. Assim, seu povo o chamava de "Maskepetoom", que significa "Braço Torto".

O chefe Maskepetoom tinha apenas um filho, a quem ele amava muito. Um dia, ele enviou seu filho juntamente com um outro índio bravo a um vale onde os cavalos da tribo eram mantidos. Eles deviam cuidar dos cavalos, mas seu companheiro, traiçoeiro, matou o filho de Braço Torto e vendeu os cavalos. Então, ele retornou ao acampamento e disse ao chefe que seu filho tinha sido morto quando caiu de um alto penhasco e que os cavalos haviam fugido.

De algum modo, o chefe Braço Torto descobriu a traição. Uma raiva feroz encheu seu coração, e ele prometeu matar o índio mentiroso.

Nessa época ele recebeu um visitante. À noite, o visitante se sentou com eles em volta do fogo, falando-lhes sobre Jesus. Ele lhes contou sobre o grande amor de Deus por eles e por todas as pessoas. Ele explicou que Deus tinha enviado Seu Filho para morrer por eles. Ele lhes contou sobre como, quando Jesus estava morrendo na cruz, Ele orou pelos homens cruéis que O tinham pregado ali, dizendo: "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem" (Lucas 23:34).

"Deus perdoará os seus pecados se vocês confiarem em Jesus como Salvador", disse o visitante. Então ele acrescentou: "Vocês devem perdoar uns aos outros, assim como Deus, por amor de Cristo, lhes perdoou."

O chefe Braço Torto ouvia atentamente. As palavras estavam começando a perfurar seu coração.

Um dia, o chefe estava cavalgando pela pradaria com alguns dos homens de sua tribo. À distância, ele pôde ver outros se aproximando. Os olhos de águia de Braço Torto avistaram, dentre eles, o índio que havia matado seu filho. Segurando seu machado de guerra, ele instou seu cavalo a galopar. Parando na frente dos outros índios, ele olhou silenciosamente para o jovem. Seu rosto estava impassível, seus lábios endurecidos, seus olhos como negras poças de amargura. Ele se sentava reto e imóvel em sua sela.

O jovem tremeu diante do olhar do chefe e baixou seus olhos. Todos aguardavam tensos, esperando que, a qualquer momento, o chefe levantasse seu braço e desferisse o golpe fatal.

Finalmente, o chefe falou: "Você matou meu único filho. Você merece morrer pela lei da tribo."

O chefe fez um valente esforço para controlar suas emoções e então falou, em tom de voz mais baixo: "Eu ouvi falar sobre o Grande Espírito. Se o Grande Espírito nos perdoa, devemos também perdoar os outros. Devemos até mesmo perdoar nossos inimigos." A voz do chefe tremia. "Você é meu pior inimigo! Mas, como o Grande Espírito me perdoou, agora eu também em liberdade te perdoo."

Assim dizendo, ele colocou sua arma de volta no cinto, deu a volta e partiu em uma nuvem de poeira.

Perdoar seu inimigo foi a coisa mais difícil que ele já havia feito. Foi o seu ato mais corajoso.

Assim o chefe Maskepetoom tornou-se um humilde seguidor do Senhor Jesus. Ele não mais travava guerras. Em vez disso, ele aprendeu a ler a Bíblia na língua Cree e começou a falar aos outros sobre Jesus. Ele até mesmo evangelizava seus velhos inimigos da tribo Blackfoot. Anteriormente, ele os atacava com ódio e assassinato em seu coração. Mais tarde, ele os visitou com amor e compaixão. Cristo tinha transformado o chefe.

O santo Filho de Deus, o Senhor Jesus, fez algo ainda maior -- muito maior -- do que o que Braço Torto fez ao seu inimigo. O Salvador não apenas perdoa aqueles que buscavam Sua vida para matá-Lo, como também, de fato, morreu na cruz por eles. "Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus" (João 3:17,18).

Fonte: https://bibletruthpublishers.com/gospel-tract-crooked-arms-bravest-deed-full-color-gospel-tract-native-american/pd40472

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares