sábado, 17 de outubro de 2020

Sozinho(a)?

Alguns afirmam que estamos entrando em uma era de solidão ainda mais profunda à medida que a Internet suga o tempo disponível das pessoas e as impede de estarem presentes com a família e amigos. Mas o profundo problema do isolamento existe há muito tempo. Ontem, através das grandes janelas de vidro da biblioteca pública, vi quatro "amigos" parados do lado de fora, três deles assediando o outro. Eles o perseguiram pela chuva que caía fraca, fizeram tentativas de derrubá-lo, deram-lhe empurrões e cutucadas e aparentemente o insultaram várias vezes. Não muito tempo depois, ele conseguiu ficar sozinho quando a chuva começou a cair com mais força sobre sua cabeça. 

Ver multidões de pessoas felizes pode fazer com que aqueles que são deixados de lado se afundem ainda mais em seus mundos solitários. Épocas de feriados, quando "todo mundo" está com família e amigos, deixam esse restante com a sensação tão vazia quanto o papel de embrulho que é jogado fora depois que um presente é aberto. Até mesmo celebridades com literalmente milhões de fãs, com centenas de pessoas que fazem fila para conseguirem autógrafos e dezenas competindo para assinar contratos com eles, muitos deles não têm ninguém que os compreenda profundamente e que se preocupe com seus pensamentos do fundo de suas mentes. Um vizinho meu fez alguns reparos na mansão de Michael Jordan durante uma das temporadas de campeonatos com o time de basquete Chicago Bulls. Enquanto ele descrevia como foi entrar na propriedade fechada, passar pelas câmeras de segurança, e ver um cinema particular que guardava Michael de ser assediado por fãs se saísse em público, não pude deixar de sentir a prisão isolada da popularidade.

Deus fez o homem à Sua imagem, o amou e fez todo o possível para ter um relacionamento profundo e pessoal com ele. Ele descreve Seu desejo de se comunicar com o homem nestas palavras: "E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia" (Gênesis 3:8). Você poderia pensar que alguém que ouvisse a voz de Deus ficaria encantado em falar com Ele. Mas veja o que aconteceu: eles "esconderam-se da presença do Senhor Deus" (Gênesis 3:8). O pecado, a desobediência a Deus, os deixou desconfortáveis em Sua presença. "As vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus" (Isaías 59:2). A raiz de toda solidão em nosso mundo e em nossa vida -- embora às vezes esteja enterrada logo abaixo da superfície -- é o pecado, que separa o homem de Deus. A separação final será "eternamente... a negrura das trevas" (Judas 13).

Deus ama profundamente você e eu, e por isso Jesus, o Filho de Deus, veio à Terra. "Ele se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo" (Hebreus 9:26). Seu interesse em nós é profundo e pessoal. Ele quer que sejamos capazes de dizer com segurança: "O Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim" (Gálatas 2:20). Ele nos diz: "Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus" (1 Pedro 3:18). Cristo Jesus veio pessoalmente para nos levar para Si mesmo. Somente um teimoso orgulho recusaria Seu amor. Ele promete àqueles que O aceitam como seu Salvador: "Não te deixarei, nem te desampararei" (Hebreus 13:5).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares