sábado, 15 de outubro de 2022

Uma Única Palavra Previne um Suicídio

O czar Nicolau, o líder da Rússia, para descobrir o que realmente estava acontecendo com seu exército, costumava vagar por seus acampamentos militares vestido como um oficial comum. 

Certa noite, tarde da noite, quando todas as luzes deveriam estar apagadas, o czar estava fazendo uma dessas visitas de inspeção. Ele notou uma luz sob a porta do tesoureiro e, abrindo-a silenciosamente, entrou, com a intenção de punir o infrator. Um jovem oficial, filho de um velho amigo do czar, estava sentado a uma mesa, com a cabeça apoiada nos braços, profundamente adormecido. O czar se aproximou para acordá-lo, mas notou um revólver carregado, uma pequena pilha de dinheiro e uma folha de papel com uma caneta que havia caído da mão do homem adormecido. O Czar leu o que acabava de ser escrito e em um momento entendeu a situação. 

Na folha de papel havia uma longa lista de dívidas — jogos de azar e dívidas semelhantes. O total chegava a muitos milhares de rublos. O oficial tinha usado fundos do exército para pagar essas dívidas imprudentes e agora, depois de trabalhar até tarde da noite tentando acertar suas contas, havia descoberto pela primeira vez quanto devia. Era impossível; o saldo lamentavelmente pequeno em mãos ainda deixava um déficit grande demais a ser compensado! Na folha de papel, abaixo do terrível total, ele havia escrito esta pergunta: “Quem pode pagar uma dívida tão grande?” 

Incapaz de enfrentar a desgraça, o oficial pretendia se matar, mas, exausto, adormeceu. 

Uma Resposta com uma Única Palavra

Quando o czar percebeu o que havia acontecido, seu primeiro pensamento foi que o homem fosse imediatamente preso e submetido à corte marcial. A justiça deve ser feita no exército. Mas lembrou-se da longa amizade com o pai do jovem oficial e o amor superou o julgamento. Ele rapidamente apresentou um plano para ser justo com o exército e ainda justificar o culpado. O czar pegou a caneta que havia caído da mão do ofensor cansado e sem esperança e respondeu à pergunta com uma palavra: “Nicolau”. 

O próprio czar, Nicolau, poderia pagar essa dívida e voluntariamente escolheu fazê-lo. O jovem oficial acordou logo depois que o czar foi embora e pegou seu revólver para estourar seus miolos, mas, ao fazê-lo, seu olhar captou a resposta para sua pergunta. Perplexo, ele olhou para aquela única palavra, “Nicolau”. Certamente tal resposta era impossível! Ele tinha alguns papéis em sua posse que traziam a assinatura genuína do czar, e rapidamente comparou as caligrafias. Para sua intensa alegria e humilhação, ele percebeu que seu czar sabia tudo sobre sua dívida e, no entanto, em vez de infligir a penalidade que merecia, seu próprio czar pagou a dívida. 

Alegre e pacificamente, ele se deitou para descansar, e na manhã seguinte chegaram bolsas de dinheiro do czar — suficiente para pagar o último rublo de “tão grande dívida”. 

Você e eu temos uma grande dívida. Podemos perguntar: “Quem pode pagar?” Graças a Deus, o amor deu uma resposta e, como a resposta dada pelo Czar, é apenas uma palavra – “Jesus”! 

Jesus 

Sim, Jesus sabe tudo sobre a tua dívida. Ele sabe o quão grande é. Ele sabe como você a acumulou. Ele conhece toda a vergonha disso. Ele conhece o custo do pagamento e, apesar de tão íntimo conhecimento disso e de você, Ele mesmo assumiu toda a responsabilidade. Uma palavra, “Nicolau”, deixou o coração daquele jovem em paz — até mesmo o encheu de alegria. Uma palavra, “Jesus”, tranquilizou meu coração e o encheu de alegria. Essa “uma palavra” — esse nome — também já preencheu seu coração com descanso, paz e alegria? Creia, ela pode. 

“Seja-vos, pois, notório, homens irmãos, que por este se vos anuncia a remissão dos pecados. E de tudo... por ele é justificado todo aquele que crê” (Atos 13:38-39). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares